, , ,

Quanto ao Design, o que faz uma loja virtual vender mais?

fevereiro 14, 2019





Quem confia o seu design e o desenvolvimento da sua loja virtual a uma agência ou um designer freelancer, a primeira coisa que deve compreender é que o seu produto e o seu público consumidor são as estrelas principais, não o design de sua loja. Então, será que existe um design que faça sua loja virtual vender mais?

Sendo assim, pense agora, o que teria de especial em uma loja virtual que vende?


A fórmula do design infalível existe e o que separa uma loja em que o design ajuda, de uma em que o design atrapalha, tornando-a sem sucesso são os excessos. Em uma loja virtual, em caso de dúvida, menos é realmente mais. O design deve ser focado nos produtos e não na moldura dele.

Além do design, existem dois ingredientes que fazem qualquer coisa vender em qualquer área de negócios, amor e disciplina.

Sabe quando você entra em uma loja física e ela tem um cheiro especial, cada artigo tem uma etiqueta linda, há um arranjo de flores naturais, alguém sorrindo para lhe atender e aquele dono ou gerente que chega com um lindo sorriso perguntando se precisa de algo ou se aceita um café? Você é tão bem tratado que termina por sair dali com qualquer coisa, mesmo que nem quisesse comprar nada. Amor e trabalho.

Você precisa enxergar cada produto como carro chefe de vendas, afinal você pode até ter uma ideia de quais produtos são mais populares, mas cada cliente entra em sua loja por um motivo diferente e todos os produtos devem ter igual importância.

Receber de uma agencia uma loja com um design mirabolante, apenas para encher os olhos do dono, não deve de forma alguma, ser o objetivo de quem contrata o desenvolvimento de uma loja virtual . Avaliar suas necessidades e lhe apresentar soluções adequadas para que seu produto fique em evidência, deve ser o principal objetivo. Observe como as lojas virtuais estão muito monocromáticas com apenas uma cor, somente para dar destaque ao produto.

Sua loja virtual não é apenas mais um canal de vendas qualquer, e sim um canal tão importante quanto a sua loja física ou o televendas. 

 

http://bit.ly/2UXacKs


O investimento em uma loja virtual de qualidade, pode ser encarado como um investimento com resultados garantidos. Mas não espere uma loja com alto padrão e com a função obrigatória de vender, se você tiver aquele pensamento de que ter uma loja virtual é baratinho, não tem custos fixos como água, luz, telefone, aluguel, empregados, nem gerente. Isso é mentira. Uma loja virtual que vende, tem custos fixos altos. Ainda que menores que uma loja física, não estamos falando .

Sua loja virtual precisa dos mesmos cuidados que sua loja física, entretanto, o custo com a marketing digital, o custo de montagem e o custo de manutenção de sua loja virtual é infinitamente inferior que o de uma loja fisíca, mas nem por isso, suas vendas serão menores, muito pelo contrário, com uma boa estratégia, seus lucros serão bem melhores e com menor risco.

O planejamento estratégico, partindo de um estudo de mercado e dos seus objetivos com o negócio, da definição de quais os produtos serão vendidos, em quais categorias, as formas de pagamento, de envio, de publicidade, levarão certamente ao sucesso de sua loja virtual.

Para vender mais, a loja deve ter conteúdos claros. Os produtos devem ser apresentados com clareza. Mas não é só colocar a foto do produto em um fundo branco. Vale a pena investir em fotografia profissional, modelos fotográficos, não esquecendo de integrar os produtos ao dia a dia do seu público. Uma camisa no fundo branco vende menos do que uma modelo vestindo a mesma camisa e um look completo. Evidentemente, se você vender equipamentos, ou algo do gênero, a técnica de colocar o produto em contexto não se aplica.

E como sempre afirmo, a loja não deve ser desenvolvida para o cliente que encomenda a loja virtual e sim para o seu público consumidor.


http://bit.ly/2UXacKs

A pagina de detalhamento e venda de cada produto deve conter descrições e características técnicas muito bem escritas, a descrição deve ser de fácil compreensão e a parte técnica deve atender qualquer cliente mais exigente, avaliações de vários consumidores, vídeos explicativos de uso ou de apresentação promocional de cada um dos produtos e se você quiser um plus, uma comunidade de consumidores que fornecem feedback dos produtos em vídeo.

Na América, existe uma estratégia interessante de oferecer bônus e descontos por avaliações e vídeos, eu sugiro que após cada venda o cliente seja solicitado a avaliar o produto adquirido e não custa nada ofertar 10% de desconto na próxima compra, esse desconto também fomenta outra compra consequentemente. O que eu sugiro é que você pense em cada produto individualmente. Se sua loja tiver um número expressivo de produtos, seria interessante criar um procedimento para cada adição de um novo produto, como um checklist de informações obrigatórias, como Titulo, descrição breve, descrição longa, características técnicas, itens inclusos, pelo menos 3 fotos, 1 vídeo explicativo, garantias, etc

Você poderá gostar...

0 comentários

ASSINE O BLOG

Você recebe o artigo na hora H da publicação, tudo em primeira mão por email.

Postagem em destaque

O que mudou no Facebook?

E como as novidades do Facebook vão impactar seus negócios? Estou realmente FELIZ! O Facebook, até que enfim, fez uma atualização imp...