Artigos,
Design,
dicasdigitais,
modelos de sites,
templates para blog,
templates para sites
Templates que vendem e funcionam
outubro 21, 2015O projeto de um web site deve considerar os estudos de usabilidade, a criação de wireframe, a pesquisa dos concorrentes, entendimento do negócio do cliente, definição do seu público-alvo e um design que traduza a empresa. Mas ao mesmo tempo, entendo ser totalmente eficiente a escolha de um modelo padrão, comprado por um valor acessível e adaptado à cada cliente.
Eu sou defensora de que o projeto de um Web Site deve seguir as várias etapas necessárias para ser desenvolvido com êxito. Concordo e levanto a bandeira dos estudos de usabilidade, da criação do wireframe, da pesquisa dos concorrentes, do entendimento do negócio do cliente e tantos outros fundamentos que realmente embasam o design que traduzirá a empresa e a verdadeira importância em se produzir um Web Site único, não apenas no design, como em todos os sentidos, afinal cada empresa tem sua filosofia, seu público e seus diferenciais.
O designer que desenvolve um design estratégico, é um visionário. Ele enxerga longe e consegue identificar como a empresa poderá atingir os objetivos e como ter mais visibilidade e lucro, através de sua criação. Um projeto específico, único, sempre será a melhor saída. Mas em muitos casos, o modelo padrão, comprado bem acessível na internet, pode ser um ganho enorme em prazos, custo do projeto e porque não dizer, é mais eficaz do que eficiente.
O que está em pauta não tem nada a ver com a importância do trabalho do designer (isso é indiscutível), a questão está na democratização dos serviços e que isso é uma tendência da qual não se consegue fugir.
Concordando ou não, não aceitar a realidade de que modelos prontos (templates) são na maioria das vezes, uma saída é o mesmo que afirmar ir somente a médicos com consultórios particulares, nunca procurar uma banca de advogados para pequenas causas, não contratar plano de saúde (principalmente se for dentário), não comprar em sites de compra coletivas, não comprar na internet sem ver o produto, não comprar móveis de MDF nem sob tortura, comprar roupas só feitas sob medida e tecido escolhido a dedo, adquirir sapatos somente exclusivos e perfumes desenvolvidos especialmente para você e sua personalidade. É um dia já foi assim, mas hoje não é mais.
Resumindo, a coisa mudou em todos os âmbitos do comercio de produtos e serviços. Não aceitar esta realidade e bater o pé, é no mínimo burrice e ignorância.
Existem sim formas de se trabalhar com uma estrutura e design básicos que se adequem às pequenas empresas que não querem perder negócios com sua ausência na web ou nos meios tradicionais.
É possível sim, comprar um template muito bom por menos de 100 Reais, cobrar apenas para adequa-lo à empresa, reduzir o custo do design e do desenvolvimento, cobrando apenas por sua customização e proporcionar ao cliente um site completo com um custo mais acessível e possível para pequenos orçamentos. É o ideal? Não, mas não é ineficiente, muito pelo contrário.
Sim, resolve o problema da empresa. Sim, amplia o mercado e fomenta vendas.
Como especialistas design que vende, só precisamos ter bom senso, bom gosto, visão e responsabilidade para orientarmos o cliente a fazer o que é indicado para o porte e orçamento dele.
0 comentários