O Design Gráfico e Digital (os que nos interessam aqui) atuam como vendedores e comunicadores do produto. A verdade, afinal de contas é uma só, todas as empresas estão competindo por um espaço no desejo do consumidor. Disputam em qualidade, preços, benefícios e novidades. No meio de tantas ofertas, o consumidor quer adquirir o produto que melhor atenda às suas necessidades pelo menor preço.
Com a massificação e a globalização, os preços passam a flutuar sobre uma mesma média e isso leva a que as empresas apelem por despertar o desejo de consumo num primeiro olhar e não só, essa imagem passou a ter um preço diferenciado e a ser associada à qualidade, o que nem sempre é fato.
Mas o que conta é que a ideia central passou a ser a conquista pela imagem e este consumidor uma vez conquistado, facilmente associará o produto à empresa. Um exemplo simples: Nesquik, Crunch, Cerelac, Molico, todos produtos da Nestlé e nem é necessário falar. Quanto aos serviços a coisa funciona de forma inversa, não é o produto que passa a imagem da empresa e sim a empresa que transmite a imagem do serviço.
[Este artigo aborda o, Web Design, Especialidade Design, Especialista em Design, Finalidade do Design, Entendendo o Design, Guia de Design, Investimento em design, ROI, ]
0 comentários