, , , , , , ,

O que mudou no Facebook?

agosto 04, 2016


E como as novidades do Facebook vão impactar seus negócios?

Estou realmente FELIZ! O Facebook, até que enfim, fez uma atualização impactante!

Só para começar, agora você já pode alterar o nome de usuário de FanPages, aquele nome que aparece no endereço do navegador.  Isso é um alívio para quem já tinha feito mais de duas alterações ou que já tinha mais de 200 fãs.
Isso realmente impacta os pequenos e os grandes negócios que morreram durante a crise, ou simplesmente que mudaram o rumo, para ressurgirem revigorados e também para pequenos empreendedores que continuam atuando no mesmo ramo, mas mudaram de nome por alguma questão estratégica.

Claro, poder alterar a url da sua página de fãs deveria ser um direito desde de sempre, principalmente a quem muito investiu na plataforma com publicidades patrocinadas, mas antes de mais nada, não saia trocando tudo como um maluco(a), FOCO!!! Não vai ficar atirando para todos os lados. Apesar de ter virado a corrida do ouro e não ser nada bom dormir no ponto, tenha calma e pense bem antes de mudar. Lembre-se, esta escolha é importante e imagine quantos como você e eu, esperavam por este dia? E as práticas do Facebook mudam assim, da noite para o dia, então vamos com calma. Planejamento por favor.

Mas as novidades não param por aí. Agora você vai criar suas publicações e publicar diretamente do Facebook para o Facebook. É o CANVAS INTEGRADO em sua fan page! A maioria das pessoas já estavam familiarizadas com o www.canva.com, eu até já falei sobre ele aqui no blog e inclusive já havia uma integração desta ferramenta dentro do Facebook, mas convenhamos, não é muito intuitiva para usuários básicos e sendo uma plataforma externa, quem usa sabe, hoje ela tá, amanhã ela some!

O Facebook Canva chega na linguagem do usuário, com diversos novos formatos de apresentação de seus produtos e serviços, com estatísticas, design de slide, carrossel de produtos e uma infinidade de possibilidades. Mas eu não vou mentir, não gostei, falta muito ainda, mas já é um grande avanço.

Em Fevereiro foi seu lançamento oficial para anunciantes, mas agora tem Canvas para todo mundo!  Acesse este link




Mas as novidades não param por aí, o novo layout, não está apenas mais limpo e organizado, ele está VENDEDOR. 

Nas versões desktop, voltou a estrutura de quase 10 anos atrás, mas claro que com design flat, simples e funcional. A disposição das informações realmente fazem sentido, fica claro que o trabalho foi muito voltado para a experiência do usuário e na minha opinião, eles acertaram na mosca. Trazer o menu para a lateral, deixando a Call to Action (chamada para ação) na região de maior peso visual, também foi uma tacada de mestre. O título deixa de sobrepor a capa, com isso a peça publicitária ganha força.


DESIGN ANTIGO DE QUASE 10 ANOS ATRÁS


NOVO DESIGN FACEBOOK 08/2016









Na versão mobile, eles conseguiram criar uma mini landing page muito eficiente. Ao deslocar o avatar e o título para baixo da capa, a capa fica livre e agora, ENFIM, podemos fazer um alinhamento centralizado (no exemplo abaixo ainda está pelo alinhamento antigo). A melhor parte fica para o botão da Call to Action (chamada para ação), que agora fica abaixo de tudo com um azul mais vibrante.




Eu irei futucar as outras novidades e irei atualizar aqui mesmo neste post.



Você poderá gostar...

0 comentários

ASSINE O BLOG

Você recebe o artigo na hora H da publicação, tudo em primeira mão por email.

Postagem em destaque

O que mudou no Facebook?

E como as novidades do Facebook vão impactar seus negócios? Estou realmente FELIZ! O Facebook, até que enfim, fez uma atualização imp...