,

A origem da palavra marketing vem a partir da mitologia grega com a divindade mais polivalente do Olimpo: Hermes

setembro 16, 2015


Hermes, que segundo os gregos, no 1º dia de vida inventou a lira e roubou bois de seus irmão Apolo.

Zeus fez de Hermes mensageiro dos deuses, protetor dos ladrões, dos jogadores e deus dos comerciantes, dos viajantes, da eloqüência e persuasão. Como divindade tutelar dos negociantes, colocavam a sua estátua à entrada dos mercados: segurava uma bolsa e um ramo de oliveira, símbolo da paz indispensável ao negócio. Diz-se que foi inventor dos pesos e balanças.

Assim, Hermes passou a ser para o romanos deus da indústria e do comércio. Da palavra latina mercis, que em português significa mercadoria, derivou o novo nome de Hermes: Mercúrio. Da mesma palavra mercis derivaria mais tarde o termo francês marché: mercado onde as mercadorias eram comercializadas.

Os ingleses gostaram da palavra e a incluíram em seu dicionário. Foi aí que marché, virou market. No século 20, na década de 50 nos EUA, a palavra passou a ser usada livremente por todos os envolvidos no comércio. De market surgiu marketing: “tudo o que influi na comercialização de um produto.”

Você poderá gostar...

0 comentários

ASSINE O BLOG

Você recebe o artigo na hora H da publicação, tudo em primeira mão por email.

Postagem em destaque

O que mudou no Facebook?

E como as novidades do Facebook vão impactar seus negócios? Estou realmente FELIZ! O Facebook, até que enfim, fez uma atualização imp...