, , , , , , , , , , ,

Como criar uma lista de contatos

novembro 23, 2015


Ter uma lista de contatos eficiente é uma das CHAVES DO SUCESSO em qualquer negócio

Importância da Lista de Contatos

A sua melhor ferramenta de trabalho são as pessoas que você conhece e aquelas que você ainda irá conhecer.

Como criar sua Lista de Contatos

Se você tem um produto de qualidade, quais são as primeiras pessoas que deseja dar a conhecer? Pessoas estranhas que não te conhecem ou seus familiares, amigos e pessoas do seu círculo de influência?

Você pode fazer este trabalho com estranhos ou contatos frios e nós vamos abordar algumas coisas que funcionam e são duplicáveis usando ferramentas adequadas, mas é fundamental para obter resultados mais rápidos e mais efetivos começar com pessoas que já o conhecem. E então solicitá-los que divulguem em seus círculos. Esta ação de indicação pode ser remunerada, ou não, dependerá de sua relação com cada pessoa diretamente.

O principal conceito de construção de um negócio é antes de tudo ter algum valor real. Se o que você faz ou vende for importante e mudar de algum modo a vida das pessoas tocadas por ele, a indicação será uma consequencia natural. Então busque trabalhar com produtos ou serviços que realmente agreguem valor aos outros. Se você faz o seu trabalho pelo dinheiro, dificilmente terá indicações.

Assim, comece com uma Lista de Contatos de pelo menos 200 nomes

Prepare uma lista de nomes de pessoas que conhece (caderneta de telefones, agendas, parentes, amigos, colegas, etc. Uma dica aqui é pegar Paginas Amarelas que tem atividades de A-Z e começar a lembrar de pessoas pelas profissões e serviços, por exemplo, quem você conhece ligado a Academias, Açougues, Advogados, Aeronautas, etc. e não faça nenhum tipo de pre-julgamento). Quanto maior for esta lista, melhor. Para completar e montar uma estratégia com mais segurança, seriam necessários 400 nomes, para começar.

Não se preocupe se qualquer destas pessoas vai aderir, comprar ou não, ou se tem ou não perfil para os negócios ou para os produtos. São todas as pessoas que você deseja que venham conhecer a sua proposta de negócios, produtos ou serviços. Eles tomarão as suas próprias decisões, assim como você o fez. Mas o certo aqui é que vejam o projeto inteiro. Não permitam que digam "não" até que eles saibam que estão dizendo "não" para algo que já entenderam do que se trata, mas também não pressione!

A lista de nomes é o seu patrimômio mais importante em seu negócio, aliás, em qualquer negócio, portanto sempre acrescente novos nomes. É claro quanto maior for a sua lista, maior será seu sucesso no convite pois você não se importará com os "não"s pois sempre haverá alguns "sim"s.

Você pode estar pensando que não conhece tanta gente. Ao contrário, pesquisas demonstram que aos 25 anos você provavelmente conhece mais de 2000 pessoas pelo primeiro nome.

É provável que você nunca tenha se importado em contá-los, mas esse é seu círculo de influência, sua rede de relacionamento. À medida que for construindo sua lista, lembre-se de não pré-julgar ninguém. Use o jogo de memória do final desta seção para criar sua lista principal.

Circulo de influência de contato

Existem vários grupos onde você influencia. Contato semanal – família, amigos, colegas de trabalho, escola, academias, etc. Contato mensal – parentes, contatos de negócios, clube e conhecidos. Contato anual - prestadores de serviços, ex-colegas de trabalho, de escola, etc. Indicações - dos círculos mais íntimos ou qualquer outra fonte de indicação. Contatos mornos - isto é, pessoas que você conhece ocasionalmente (fila de banco, hotéis, comércio, etc.)

Quem você conhece? Pessoas mais próximas
Familia, amigos, parentes...

Circulo de conhecimento mais amplo

Porteiro, Açogueiro, Padeiro, Gerente de banco, Guarda de segurança, Jornaleiro, Manicure, Massagista, Médico da família, Motorista de ônibus escolar, Nutricionista, Obstetra, Oftalmologista, Outros médicos, Padeiro, Pintor, Professores, Psicólogo, Quitandeiro, Quituteira, Técnico de computadores, Tintureiro, Veterinário...

Quem você conhece associado com as profissões, mercados e áreas

Agente de viagens, Alarme, Animais/Petshop, Antigüidades, Artigos para festas, Mecânico, Moto Móveis, Museu, Música, Óculos, Piscina, Pneus, Publicidade, Remédios, Roupas, Sapato, Seguro, Secretária, Software, Som, Telefone, Telefone celular, Televisão, Turismo, Uniformes, Vestido de noiva, Vídeo, Vidraçaria/molduras, Vinho, Vitaminas/Suplementos...

Pessoas que você conhece por local que você frequenta

Academia de ginástica, Biblioteca, Bingo, Boate, Café, Clinica, Clube de dança, Clube de iatismo, Colégio, Correio, Entrega de refeições, Escola, Farmácia, Futebol...

Pessoas relacionadas a outras, amigo de, casado com, primo de...Amizades distantes, distância de tempo de contato, distancia de localidade, etc.

Seus amigos da escola, Amigos de infância, Amigos militares, Caixas de banco, Carteiro, Chefe/superior hierárquico, Empregados, Colegas de Trabalho, Companheiros de equipes esportivas, Motorista de taxi, Padrinhos de casamento, Pais de amigos dos filhos, Professores dos filhos, Vizinhos, Filhos de amigos dos seus pais, tios, filhos de amigos dos amigos dos seus pais.

Só depois de fazer a lista de pelo menos 200 nomes, separe as primeiras pessoas a quem você começará a fazer os primeiros convites, a lista dos VINTE MAIS da sua lista quente. Pessoas de seu relacionamento atual que sejam seus amigos e que você possa falar sobre qualquer negócio, pessoas que sempre estão em busca de negócios e oportunidades, fazem cursos de empreendedorismo, do Sebrae, etc. ou que sejam boas para negócios por serem motivadas, positivas, tenham iniciativa própria, ou que já tenham ou tiveram negócios próprios, pessoas bem-sucedidas, que tenham um vasto relacionamento ou que sejam líderes de algum grupo ou sociedade, ou pessoas que já conheçam marketing de rede, e que você já vai convidá-las direto para este projeto.

Separe nesta lista, “os vinte mais” – 01 a 20 são as pessoas que você acredita terem a maior propensão a se interessar pelo negócio. 21 a 40 são as pessoas mais indicadas para começar abordando pelos produtos.

Indicações

A maioria das pessoas não pensa em oferecer-lhe referências, a menos que você as peça. Diga-lhes “preciso da sua ajuda com indicações" e a melhor dica é usar sempre a pergunta: Quem você conhece? ... e complementar com o perfil que está buscando e escrever as pessoas que se encaixam no seu caso.
Quem você conhece?....

...que tem por habito usar maquiagem?

...que faz publicidade na internet?

...que talvez precise de um personal trainer?

...que precise emagrecer?

...que goste de comprar roupas e ter atendimento especial?

...que já trabalhou como revendedor de serviços?

...que deseja ter uma oportunidade de trabalho sem horário fixo?

...que gostaria de ter um outro estilo de vida?

...que gosta de produtos especiais?

Raio de um metro

Diariamente encontramos novas pessoas, na fila do banco, nos supermercados, na sala de espera dos consultórios, no ônibus/trem/metro, e em tantas outras situações.

A melhor dica aqui é sempre perguntar ao iniciar uma conversa: “O que você faz?”

Escutar atentamente a resposta e então aguardar...que geralmente virá a contra pergunta: “E você, o que faz?” Essa é a oportunidade para falar rapidamente que oferece o serviço "X", vende o produto "Y", ou tem uma parceria com uma empresa "Z". E esteja sempre munido de uma caneta e agenda para anotar o telefone de seu novo contato, bem como do seu cartão de visita para apresentar no ato do interesse. Mas, se a pessoa não mostrou qualquer interesse, não pressione.

Para encontrar dados ou forma para contatar pessoas que tem apenas o Nome e Sobrenome ou Nome do Estabelecimento Comercial e não tem os telefones ou outras formas de contatar:

1) Pesquisar no Google : dica: digite o nome entre aspas, ex: "Julio Alves"

2) Pesquisar nas redes sociais como o Facebook, LinkedIn, Twitter

3) Pesquisar no Skype - dica: use função Adicionar Contatos, pesquise emails dos amigos.

E lembre-se que a regra do jogo chama-se respeito.

Sem respeito, NINGUÉM irá se interessar por seus produtos, serviços ou oportunidade de negócios.

Você poderá gostar...

0 comentários

ASSINE O BLOG

Você recebe o artigo na hora H da publicação, tudo em primeira mão por email.

Postagem em destaque

O que mudou no Facebook?

E como as novidades do Facebook vão impactar seus negócios? Estou realmente FELIZ! O Facebook, até que enfim, fez uma atualização imp...